Dicas para conseguir dormir mais cedo

Dormir cedo é um problema para muitas pessoas. Mesmo estando exaustas, parece que o organismo quer continuar ativo. Então, no dia seguinte, a pessoa acorda cedo se sentindo ainda mais cansada do que quando foi dormir.

O hábito de dormir mais cedo ajuda não somente a diminuir o cansaço mas também a melhorar o rendimento. Quem trabalha ou estuda precisa estar bem disposto ao longo do dia para executar suas tarefas.

Existem alguns erros muito comuns que podem ajudar ou atrapalhar quem quer dormir mais cedo. Veja abaixo algumas dicas para você acabar com a insônia e dormir melhor:

Desligue o celular

Muita gente tem o hábito de se conectar às redes sociais antes de dormir. Isso prejudica completamente o sono e pode te fazer perder horas preciosas de descanso.

Além de nos fazer perder a noção do tempo, o celular também impede a mente de relaxar. Isso acontece porque a luz da tela ativa sensores cerebrais que o fazem ficar alerta. Com isso, você se sente completamente desperto.

Para evitar a tentação, mantenha seu celular bem longe da cama na hora de deitar, e desligado. Assim, você consegue relaxar e não o pega para dar “só uma olhadinha”.

Não assista TV antes de dormir

O hábito de assistir televisão antes de dormir é muito comum, e péssimo para quem sofre de insônia. Assim como acontece com a luz da tela do celular, a luz da televisão tira o nosso sono.

Assistir TV antes de dormir é ainda pior porque somos estimulados não somente pelas imagens mas também pelos sons. O ideal é desliga-la pelo menos duas horas antes de dormir, para dar ao cérebro tempo de ir relaxando.

Nessas horas, dedique-se a atividades mais tranquilas e que exijam menos esforço cerebral.

Inclusive, veja esse vídeo abaixo do Canal do youtube sobre insônia:

Leia um livro

Ler é um hábito que faz muito bem para o corpo e para a mente, e é o tipo de atividade ideal para se fazer antes de dormir.

Mas também é preciso se atentar ao tipo de leitura. Escolha um livro leve, divertido e que ajude a sua mente a relaxar. Nada de leituras técnicas ou com temas pesados, senão o efeito pode ser o inverso do desejado.

Tenha uma rotina

Se você deseja conseguir dormir cedo todos os dias, em primeiro lugar é preciso criar uma rotina e segui-la fielmente. Nosso corpo se acostuma aos nossos hábitos e funciona como um relógio. Por isso é importante fazer as mesmas coisas nos mesmos horários todos os dias, inclusive ir para a cama.

Tenha uma hora certa para acordar, e acorde assim que o despertador tocar, para evitar dormir demais e não ter sono à noite. Sua última refeição também deve ser regulada, e sempre algumas horas antes de deitar.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir dormir mais cedo e se sentir muito mais animado no dia seguinte. E se deseja ter resultados ainda melhores para dormir melhor, conheça o Vencendo a Insonia.

Decida um horário para ir para a cama e cumpra isso. Ainda que esteja fazendo alguma atividade, pare e deixe-a para o dia seguinte. Com o passar dos dias, o seu organismo vai começar a entender que aquela é a hora de relaxar.

Até mais e um ótimo sono! 😉

http://comoacabarcominsonia.com